私の祖父(Meu avô) – Versão em português

Meu avô é o de calça clara sentado no meio de todos

 

Estava pesquisando sobre a imigração japonesa, e sem querer achei um site que fala sobre as pessoas que ficaram hospedadas em São Paulo, logo após chegarem ao Brasil. E eu encontrei o registro do meu avô materno! Ele tinha apenas 15 anos quando chegou aqui. O site é o abaixo:

http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/livros.php?pesq=1&nome=&sobrenome=yasuoka&nacionalidade=&chegada=&vapor=&Reset2=Pesquisar

Meu avô veio de Hiroshima. Ainda bem que ele veio para o Brasil, pois se estivesse no Japão poderia ter virado cinzas em 1945, e a família Yasuoka não teria vestígios no Brasil…

Os imigrantes que desembarcavam em Santos eram encaminhados de trem até o Brás, onde ficavam na Hospedaria dos Imigrantes – hoje transformada no Memorial do Imigrante – e de onde partiam para as lavouras de café no interior do estado. Minha mãe conta que a irmã do meu avô veio para o Brasil – o país do futuro – para fugir das condições precárias do Japão. Pelo que encontrei nos registros, ela era casada e tinha dois filhos pequenos, de 2 e 4 anos. Para ter o direito de vir para a América do Sul, era necessário pelo menos mais uma mão-de-obra ativa, já que mulheres e crianças não eram consideradas mão-de-obra. Por isso, meu avô, que na época tinha 15 anos, também veio ao Brasil.

Pelos registros, ele veio no navio “Hawaii Maru”, e após 3 meses de viagem chegou em 13 de junho de 1928:

 

Registro 2

Interessante que há o registro da religião, que é não católica.

Abaixo o registro da família Hoshino, ou seja, a família da irmã do meu avô. O meu avô é o último da lista: “Yasuoka Yoshitaro”.

Yoshitaro 2

No registro também é possível ver que a família Hoshino veio para o Brasil para trabalhar em Hifaina, uma cidade próxima de Franca, na divisa entre SP e Minas Gerais. Minha mãe não tem certeza se ele foi mesmo para Hifaina. Talvez ele tenha se dirigido diretamente para Bastos-SP.

Rifaina

Meu avô retornou ao Japão em 1936 e se casou com a minha avó. Devido a possibilidade de ser recrutado para a guerra, ele voltou ao Brasil. Minha avó não veio junto com ele pois estava terminando seus estudos de enfermagem. Ao terminar os estudos, ela veio para o Brasil. Abaixo você encontra o link para procurar através do nome:

http://www.museubunkyo.org.br/ashiato/web2/Familia.asp?IdRegistro=55753&Lista=S&Idioma=P&Provincia=999&Busca=yasuoka&PAGATUAL2=3

Abaixo o registro que encontrei da minha avó. Ela veio no navio “La Plata-Maru”, e demorou cerca de 45 dias para chegar a São Paulo:

Oito

Bacana, não? Sua família também é de imigrantes japoneses? Aproveite para consultar a sua também!

 

Deixe um comentário